quarta-feira, 28 de julho de 2010

Negação

Fala galerinha... Vou começar a falar hoje um pouco sobre o C.R. e de como ele tem me ajudado na minha caminha até nosso Papai.
Então.
O Celebrando Restauração é um programa baseado no programa de 12 passos criado por William Griffith e Doutor "Bob" Smith.
A historia que eu sei (vou verificar que esta é a certa. Se não for eu venho corrigir aqui (y) ) é que eles participavam de um grupo para dependentes químicos e usuários de droga. Eles tentavam passar certo tempo sóbrio e então decidiram escrever tudo o que eles aprenderam e listar cada etapa. Com o final de uma noite toda em claro escrevendo, eles perceberam que conseguiram passar uma noite toda sóbrios. Então decidiram escrever mais e ajudar a outras pessoas (Falta detalhes dessa história. Prometo que vou atrás)
Eles procuraram fazeram ligação das etapas que eles criaram (12 passos) com passagens da bíblia. E hoje é o “guia básico” praticamente em toda casa de reabilitação ou grupo para dependentes, mas em muito lugares sem os versículos e passagens bíblicas.

Mas pera ai. Eu não uso droga, eu não bebo. O que isso tem haver comigo?? To só querendo me controlar em certas ‘coisinhas’ que insiste em me perseguir e que tenho muita vergonha de falar pra alguém que eu ainda vivo assim...
Vamos com calma o post ainda não terminou... Então lá vai mais:
O Primeiro Passa criado por William Griffith e Bob Smith foi:


Sair da Negação:
“Admito que sou impotente perante minha ferida, dependências e comportamentos compulsivos, que minha vida se tornou ingovernável.”
Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres” - Mateus 5.3 -(NTLH)

“Eu reconheço que não sou Deus. Admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer coisas erradas e que a minha vida está fora de controle.”
Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo.” Romanos 7.18 - (NTLH)

O primeiro efeito da negação é danificar nossos sentimentos.
Quem em sã consciência nos dias atuais vai chegar pra um melhor amigo ou qualquer pessoa que seja e falar:
Oh, eu não consigo parar de ver pornografia, eu vivo masturbando, não sei mas o que fazer me ajuda
ou: Trai minha esposa(marido), to arrependido o que faço?
ou: Não consegue parar de roubar
ou: de falar palavrão.
E muitos outros.
Só pra deixar bastante claro. Não to dando uma de santinho e to usando esses exemplos pra julgar não hein...
Vivemos em uma época em que o ser – humano não tem a capacidade ou a aceitação de um único erro se quer (ou vários). Estamos mais preocupados em fofocar, julgar ou humilhar do que estender a mão, sentar pra conversa e ajudar essa pessoa.
Todas essas dificuldades acontecem pra que a gente possa se tornar dependente de Deus, pra que a gente possa falar: Pai, se eu for meter as caras e tentar resolver isso, sei que não vou conseguir, não vai sair da melhor maneira e sei que não vai ser do jeito que Tu queres que seja.
Essas lutas acontecem com todo mundo. “Mas cada um é tentado quando atraído e seduzido por seu próprio desejo.” Tiago 11.14
O que a gente precisa é sair da negação fazer uma lista de todas as minhas falhas de caráter, todas as minhas fraquezas, todos os meus segredos que nem meus melhores amigos sabem.
Isso é EXTREMAMENTE necessário e tem que ser feito com sinceridade e hoje mesmo, não podemos deixar pra fazer depois.
Uma vez li em um blog (não me lembro qual), um carinha exemplificando o pecado como o assassinato: se você matar uma pessoa e esconder o corpo dentro do porão da tua casa ou em uma parede falsa, depois de uns dias esse corpo vai começar a se apodrecer e vai feder, até chegar a hora de alguém descobrir.
O pecado é exatamente assim. Um êxtase momentâneo, uma busca de saciar uma vontade, um desejo ou um vazio que temos por natureza.
Quando nos ferimos e não tratamos, a ferida tende a infeccionar. Se eu mantiver a ferida ‘escondida’ e não tratar ela vai para outras áreas do meu corpo. Até o ponto em que todo o teu corpo vai estar coberto dessa ferida e vai se tornar a mostra.
O intuito aqui não é manter a ferida de escondida. E sim tratá-la enquanto está pequena pra que não espalhe pras demais partes. E aprender como tratar das grandes feridas.

Isso é o que Deus quer tirar de você.
Abrir a boca e falar quais são as minhas dificuldades e dizer que preciso de ajuda em tais áreas da vida não me traz vergonha alguma.
Quando fazemos isso estamos trocando de fardo com Jesus e ele nos entrega um fardo Dele que é leve. Mateus 11.28-30

Lembre-se:
Não, o tempo não cura todas as feridas... Com o tempo cria-se rancor, magoa e feridas que quando abertas causam MUITA dor... e o quando precisamos trazer-las a tona a vergonha é grande... a gente fica to do tamanho de nada...

Precisamos admitir que somos pecadores e correr pros braços dos Pai...Ele é o único que pode nos ajudar...
Estou escrevendo tudo isso, mas aqui não é um lugar de receitas prontas e eficazes...
A MINHA recuperação depende de MIM, EU só irei mudar quando a MINHA dor for maior que o meu medo de mudar.

Espero que encontre pessoas de confiança que possam auxiliar a todos a caminha na direção certa.

Amanha tem mais...
Cheiro grande...

COMENTEM!!!!

Um comentário:

  1. Muito bom, que Deus use sua vida e esse blog para tocar muitas vidas, mas que tb dê curiosidade, paciencia e entendimento pra que leiam até o final. kkkkkkkkk

    #falador
    :]

    ResponderExcluir

Seguidores